A Associação Amigos da Justiça foi idealizada pelo Excelentíssimo Doutor Juiz de Direito da Comarca de Ibiraçu/ES, Gedeon Rocha Lima Junior, no ano de 2008. O objetivo da associação era oferecer atividades de lazer e pedagógicas às crianças e adolescentes, em risco e/ou vulnerabilidade social, para fortalecer a autoestima e promover o acesso à cidadania, educação, esporte e arte. No início, as atividades eram ofertadas nas dependências do Fórum de Ibiraçu/ES, contemplando 12 crianças e adolescentes. Com o tempo, a associação cresceu e hoje atende a mais de 10.000 pessoas em mais de 15 municípios do Espírito Santo, sendo uma importante referência na promoção da inclusão social e defesa dos direitos humanos.
Os serviços da associação estão organizados conforme a Tipificação Nacional, abrangendo tanto a Proteção Social Básica (ex.: oficinas de convivência, esportes e artesanato) quanto a Proteção Social Especial de Média Complexidade (ex.: acompanhamento de medidas socioeducativas em meio aberto). Todas as atividades têm como foco a promoção da convivência salutar, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e a inclusão social.
Implementamos projetos alinhados às diretrizes da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. As iniciativas incluem oficinas de artesanato, pintura, mindfulness, dança, esportes e tecnologia. Os projetos são realizados por meio de oficinas temáticas e socioeducativas, com planejamento baseado em diagnósticos sociais e avaliação periódica dos resultados.
Art Pintura e Formação em Cerâmica: Oficinas artísticas para idosos.
Encantos da Longevidade: Ações culturais para idosos, fortalecendo vínculos.
ASA – Atelier Social Arte: Oficinas de serigrafia e dança para crianças e adolescentes.
Medida Socioeducativa em Meio Aberto: Acompanhamento de adolescentes em conflito com a lei.
Nossos beneficiários incluem idosos acima de 60 anos e crianças e adolescentes de 7 a 21 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes em comunidades urbanas e rurais de Ibiraçu e Aracruz.
Utilidade Pública Municipal (Lei nº 2.956/2009) e Estadual (Lei nº 9.991/2013).
Inscrição nos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescência (Aracruz, Ibiraçu, João Neiva).
Inscrição nos Conselhos Municipais de Assistência Social (Aracruz, Ibiraçu, João Neiva).
Inscrição e representatividade em diversos outros conselhos estaduais e municipais.